quinta-feira, 28 de abril de 2011

Capítulo Sobre o Conceito de Função em Ciências Sociais - Radcliffe-Brow


RESUMO DO CAPÍTULO IX: CONCEITO DE FUNÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS, LIVRO ESTRUTURA E FUNÇÃO NA SOCIEDADE PRIMITIVA - RADCLIFFE-BROW


ALUNO: Ronaldo César Meirelles Cardoso, disciplina de Antropologia II, 2º período, Vitória – ES, 28 de Abril de 2011

Universidade Federal do Espírito Santo

Centro de Ciências Humanas e Naturais - Departamento de Ciências Sociais

Palavras chave: Funcionalismo, Estrutural-Funcionalismo, Estruturalismo, Radcliffe-Brow,

Segundo Radcliffe-Brow, o conceito de função aplicado à sociedades humanas baseia-se na analogia entre vida social e vida orgânica. Ele fala que o reconhecimento desta analogia não é uma tática nova, pois já vem sendo usada desde antes, sendo o primeiro a usar tal analogia, foi Emile Durkheim, em 1985 em Règles de la Méthode Sociologique.

Para explicar função ele começa com o termo que Durkheim usa: a "função" de uma instituição social é a correspondência entre ela e as necessidades da organização social. Porém ele diz que deve haver precauções com a frase, e troca o termo "necessidades" para "condições necessárias de existência", e tudo isto implica que, há condições necessárias de existência para as sociedades humanas, do mesmo jeito que há para organismos animais .

Para ele, todo organismo tem sua estrutura, e a estrutura deve pois ser definida como uma série de relações entre entidades.

Portanto a vida social da comunidade é definida aqui como "funcionamento" da estrutura social. A função de qualquer atividade periódica, tal como a punição de um crime, ou uma cerimônia fúnebre, é a parte que ela desempenha na vida social como um todo, e, portanto, a contribuição que faz para a manutenção da continuidade estrutural.

Radcliffe-Brow fala das patologias sociais que Durkheim muito citava, segundo ele as doenças ameaçam a vida dos animais e organismos, porém na realidade social, as sociedades não morrem como animais, mas sim alteram sua estrutura. Por seguinte, não pode definir disnomia como pertubação das atividades usuais de um tipo social, assim como Durkheim tentou fazer).

O autor trás duas observações, onde diz que uma hipótese é que nem tudo na vida social nos grupos possuem função, mas sim que é algo interessante e que podemos buscar os resultados a qual procuramos. Outra, é o que parece ser o mesmo costume social em duas sociedades pode ter funções diferentes nas duas, e ele dá o exemplo do celibato na Igreja Católica de hoje, e diz que o mesmo costume não é que era diferente do antigo, mas apresentava uma função diferente da Igreja Cristã Primitiva. É necessário não apenas observar a forma de costume, mas também sua função.

O ponto de vista "funcionalista" apresentando por Radcliffe-Brow implica, portanto, que tenhamos de investigar o mais completamente possível todos os aspectos da ida social, considerando-os uns em relação com os outros, e que parte fundamental da tarefa é a investigação do indivíduo e do modo pelo qual é modelado pela vida social ou ajustado a ela. Ou seja, temos que investigar mais completamente os aspectos da vida social e de que forma o indivíduo é modelado por ela.

Radcliffe-Brow olha as teorias contra o funcionalismo à época, onde dizem que os traços culturais porém de acidentes históricos, e ele diz que a "explicação" de determinado sistema social será sua história, se soubermos o relato minucioso de como e onde ele veio a ser o que é.


REFERÊNCIA: RADCLIFFE-BROWN, Alfred R. Estrutura e Função na Sociedade Primitiva. Rio de Janeiro: Vozes, 1973. Capítulo IX: Sobre o Conceito de Função em Ciências Sociais.

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